quinta-feira, 21 de abril de 2011

"Sua vida trouxe você até aqui..."

Se tem um comercial que eu gosto (e já é bem velhinho) é o do, na época, Novo Prisma - carro da Chevrolet.

Nele um jovem vai caminhando até se deparar com o carro e um narrador falar: "Sua vida trouxe você até aqui...". Vejam:


 
Mas por quê gosto tanto desse comercial?

Bom, no percurso até o carro, o cara vai revendo diversos personagens da vida dele, que fizeram parte de sua história, desde filmes que ele viu até as namoradas que teve. Num contexto de estudos da memória e identidade, esse comercial, com cerca de 1 minuto, serve para explicar a base de pensamento dessas duas disciplinas. Sendo assim, na minha visão, somos resultado daquilo que vivemos ao longo de nossa vida e a situação na qual nos encontramos, geralmente, é fruto de escolhas e experiências.

Dois textos livros dão uma base legal para entender isso, são eles: Identidades culturais na pós-modernidade, de Stuart Hall, e A Memória Coletiva, de Maurice Halbwachs.

O primeiro trata da construção e percepção da identidade na pós-modernidade, ou simplesmente, hoje. Já o segundo fala de como se dá a construção da memória no ser social e da sociedade na qual ele vive.

Se quiserem ler, eu recomendo, e podem me chamar para discuti-los. rsrsrsrrs

Mas o fantástico mesmo, nos dois livros, é poder entender o que significa sua vida te trazer até aqui...

PS: Que post louco!

Um comentário:

  1. também acho esse comercial muito bom...faz pensar em como nossas decisões traçam nosso futuro. Obrigado pelas indicações dos livros.

    ResponderExcluir