sábado, 2 de abril de 2011

Por que poeira?

Como primeiro post entendo que devo explicar o por que do nome do Blog. Bom, estava pensando esses dias enquanto reorganizava a biblioteca em que trabalho e que está cheia de poeira, quer dizer, barro, já que em BSB não há a tradicional poeira carioca e sim barro vermelho...

Na biblioteca, conforme fui ordenando os itens fui encontrando verdadeiras preciosidades, se não em valor, mas em simbolismo, achei por exemplo uma coleção de 1942 ou 46 (não lembro ao certo) de boa parte da obra de Machado de Assis em 31 volumes, em três desses encontrei o furo de uma broca indo do início ao final de cada volume, graças a Deus procurei o bicho e não achei, mas me dei conta do quão (eu uso quão, não me censurem) é bonito um livro furado por broca de uma ponta a outra... Pode parecer estranho um bibliotecário - agente que cuida para que isso não aconteça - , falar isso, mas eu tenho apego à velharias e valorizo as marcar que elas têm. Como disse na minha Monografia, os restos, os rastros, os vestígios, nada mais são do que pistas do passado de um objeto, no caso o livro. Tem até um livro do Ginzburg que trata disso: Mitos, Emblemas, Sinais.

Sendo assim, por considerar que em meio a poeira que tanto tenho alergia possa encontrar coisas legais e muito interessantes, decidi batizar o Blog com esse nome. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário