sábado, 16 de abril de 2011

Poeira...

Quem trabalha em bibliotecas, arquivos, museus etc, está acostumado a ter aquela crise alérgica ao mexer com o acervo - sinusite, rinite, espirros, tosse, fazem parte da rotina desses lugares. Mas as vezes coisas mais graves podem ocorrer... Dizem que várias bibliotecárias(os), museólogas(os) e arquivistas (esse não tem "os") já morreram ou ficaram incapacitados por conta de fungos assassinos! (O Rosa então é pior! Ao vê-lo afaste-se, como sempre fui alertado). Quando trabalhava com jornais, alguns volumes realmente me deram medo! Sabe quando você prende a respiração para não sentir algum cheiro??? Eu prendia com medo de aspirar algum fungo... Imagine um volume de 13 quilos infestado de fungos e você sem querer pegá-lo??? Pois é, foi ver e sair correndo pro banheiro para lavar a mão (mesmo que eu estivesse com luva sempre que pegasse num volume), rosto e braço... Porém, apesar do tom de brincadeira eu mesmo já fui vítima de tal armadilha, explico:




Em 2004 estava pesquisando no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e apoiei o meu braço esquerdo numa página de um livro que não queria ficar fechada (eu sei... As práticas de conservação condenam isso, mas quem nunca fez?!?!?). Ele até que era novo, de 1920... No outro dia fiquei com febre, mas para mim era uma gripe ou resfriado, nada de mais.
Dois dias depois eis que surge uma mancha no local onde havia apoiado o livro, no auge da minha ingenuidade pensei que tivesse dormido em cima do braço, mas quando tirei minha blusa, todo o meu tronco estava com as tais manchas! Fui ao médico e o diagnóstico foi de púrpura, uma infecção sangüínea sanguínea que zera a imunidade da pessoa, além de deixá-la toda manchada de vermelho porque causa hemorragia cutânea... Legal, né??? Foi uma semana preso em casa, dormindo e saindo apenas para ir ao hospital fazer exames de sangue para ver se já tinha minha imunidade restabelecida...
Após tal semana melhorei, porém até hoje não é recomendado que eu tome Ácido Acetilsalicílico, pois facilita hemorragias...

Sei que é um post meio terrorista, entretanto ele foi criado porque voltei do Rio com uma inflamação de garganta a auxiliar da biblioteca onde trabalho contraiu um fungo na biblioteca em que trabalhamos, ainda bem que estamos bem! =]

A conclusão é que nem sempre a poeira é tão bem vinda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário