quinta-feira, 28 de abril de 2011

O fator "Web"

É inegável que o mundo "se tornou menor" com o advento (!!!) do computador, a cada dia temos acesso a mais e mais informação e de todas as partes do mundo, hoje é fácil "conhecer" a Moldávia, difícil é saber onde ela fica (R: Europa).

Com tanta informação acessível de forma tão rápida e fácil, alguns estudiosos (burros) proclamaram que a morte dos livros, jornais e outras formas e conhecimentos impresso era questão de tempo... Pois bem... O que de fato ocorreu é que nunca a humanidade produziu tanto papel como nos dias de hoje. Por questões práticas, é melhor ler um documento impresso, no conforto da sua cama, do que uma tela de computador, sentando numa posição quase sempre desconfortável. Podemos dizer que a web facilita o caminho até a informação, mas que o papel ainda é o suporte informacional mais usado.

Contudo, para facilitar o acesso à informação, algumas publicações passaram a ser em formato digital e em papel - dando opção ao pesquisador, quanto ao suporte que preferir. Outras ações foram realizadas fazendo com acervos antigos, fossem totalmente digitalizados por suas instituições detentoras. E o tema de hoje tem haver diretamente com isso, pois daremos aqui a dica de algumas publicações oferecidas em sua versão digital (não diretamente, até porque pessoas já fizeram isso...).

Começo pela lista do também bibliotecário Alex da Silveira, meu ex-companheiro de trabalho na Divisão de Periódicos da Biblioteca Nacional. O Alex confeccionou uma lista dos principais Periódicos Digitalizados, nela estão contidos os links para que você chegue ao acervo digital da Veja, por exemplo, ou da Folha de S. Paulo, além do Jornal do Brasil, Careta, Fon Fon, e por aí vai... A lista você encontra no site do Alex, o Bibliotecno (Aqui), ou no site da Biblioteca Nacional (Aqui também). Recomendo bastante o site do Alex paa quem curte inovações tecnológicas, vale muito a pena conferir!


 

Outras inciativas também foram realizadas por revistas científicas, que passaram a disponibilizar o seu conteúdo na rede, o que para os pesquisadores é mais do que uma mão na roda! A lista elaborada pelo Extralibris, arrola periódicos brasileiros da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Confira aqui). Outra iniciativa na mesma direção é do SCIELO, que arrola periódicos de diversas áreas e em diversas línguas (Conheça aqui)

E se tratando de instituições de memória, outra atitude que vale a pena conferir é a do Museu Histórico Nacional que disponibilizou seus Anais na íntegra, basta ir em http://www.docpro.com.br/mhn/bibliotecadigital.html - o máximo que você terá que fazer é instalar um plugin.



Espero que aproveitem as listas e sugiram o que ficou faltando!

PS: Eu consigo ler no PC até 20 páginas passou disso só em papel mesmo... Até porque gosto de rabiscar e fazer anotações... =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário