sábado, 30 de junho de 2012

Reflexões sobre ciência e projeto científico*


 Ciência é o conjunto de conhecimentos que dizem respeito ao mundo exterior obtido por meio de “métodos científicos”, objetivos e descritivos, sem a intervenção subjetiva em relação ao objeto de estudo. A ciência não explica tudo, mas algumas coisas e, suas explicações não são sempre as melhores, mas o que é explicado em ciência pode ser considerado “verdade”.
Ela serve para prever e antecipar fenômenos ou até, se possível, transformá-los. Para tanto, os dados na ciência devem ser medidos, sempre que possível, devendo, portanto obtê-los de acordo com a utilização de técnicas científicas, como modo de construção de argumentos.
Assim, um projeto de pesquisa científico deve ser construído por etapas, com um planejamento minucioso, cronogramático e com o propósito de atingir o objetivo, e ainda, averiguando como o tema tem sido tratado pelos pares na comunidade científica. Importante também identificar outros sujeitos a quem queremos compartilhar ou “convencer” com a pesquisa. A pretensão da pesquisa científica é o julgamento da comunidade científica e não propriamente a “conclusão do estudo”, mesmo que nossa expectativa seja o alcance dos resultados. Entendo que não se deve afastar dele, mas a busca da objetividade deve ser exercida.
 Os questionamentos devem ser feitos exercendo nossas primeiras impressões, nossas opiniões a tudo que trazemos do sensu comum para a pesquisa, porém travando uma luta contra o saber imediato.
                 Importante destacar que num trabalho científico não devemos nos deixar enganar de que a definição que nós construímos, ou qualquer outra construída por qualquer autor, tenha a capacidade de entender o que realmente forma a essência do fenômeno sobre o qual falamos.
                 É isso, boa sorte!


-----//-----

Mais uma contribuição da nossa companheira de orientação no mestrado, Cristiane Basques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário