segunda-feira, 11 de julho de 2011

100 anos de Biblioteconomia no Brasil

Há 100 anos, foi aprovada a criação do primeiro curso de Biblioteconomia do Brasil e também da América Latina.



Fundado nos porões da Biblioteca Nacional, o curso só começou a funcionar efetivamente, se não me engano, em 2014.

Tenho motivos para comemorar tal data, afinal sou filho desse curso, hoje incorporado à estrutura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mas, sobretudo, tenho a obrigação de mostrar o contexto no qual se desenvolveu a criação do curso.



No início do século XX, o Brasil, quer dizer, a cidade do Rio de Janeiro, passava por grandes transformações. Pereira Passos, Oswaldo Cruz e outros, foram os atores principais de tais mudanças, visando sanear o Rio, que era terreno fértil para a proliferação de várias doenças, uma verdadeira revolução tomou conta da cidade, ou melhor, do seu coração, o Centro. Dentre as várias mudanças as mais representativas foram a abertura da Avenida Central (atual Rio Branco) e a derrubada do Morro do Castelo, certidão de nascimento da cidade...



Durante toda a primeira década do século passado vários sobrados, considerados focos de doenças, foram derrubados e deram lugar ou à Avenida ou a novas construções mais modernas, e, assim, a cidade do Rio ganhava mais um grande conjunto arquitetônico preservado até hoje, a Praça Floriano ou, simplesmente, Cinelândia. Nela estão os prédios do Theatro Municipal, Câmara de Vereadores do Rio, Museu Nacional de Belas Artes e da Biblioteca Nacional.

Nesse contexto, a idéia era dizer aos estangeiros que o Brasil estava se modernizando e que uma capital limpa, civilizada e livre de doenças poderia existir no Hemisfério Sul.



Daí, a idéia de prédios magníficos, pois eles nos passam a idéia de erudição. Logo, ter um prédio digno da Biblioteca Nacional era importante, além de um acervo valioso e raro, porém, era preciso que as pessoas soubessem como lidar com tal preciosidade e dar às obras o valor e o tratamento que elas mereciam.


Assim, surge a idéia da criação do curso de Biblioteconomia, para formar profissionais que atendessem os anseios da Biblioteca Nacional de ter o seu acervo tratado e bem cuidado, pois a imagem de um país interessado pela cultura e civilizado se constrói por prédios magníficos, mas também por coisas que funcionem.

E nesse contexto, com o intuito de transmitir erudição e civilidade aos estrangeiros, principalmente europeus, nasce a Biblioteconomia no Brasil e o terceiro no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário