quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ciência

O que é ciência? Li um ótimo texto que pode nos esclarecer algo sobre essa dúvida.

O texto é de Newton Freire-Maia e se chama "O que é Ciência?". Num texto divertido e leve, o geneticista inicia falando o que não é ciência - magia, ufologia, astrologia, e outros ias... - e vai discorrendo sobre sua vida acadêmica em paralelo com o tema proposto.

Gostei muito do texto, porque ele fala - pelo menos pelo que entendi - que a ciência é fruto da sociedade, ou seja, ela reflete a sociedade em que está. Se no passado a ciência dizia que a Terra era o centro do universo, hoje temos a "certeza" de que o sol é o centro do nosso sistema solar, afinal, existem um número sem fim de outros sistemas solares. Sendo assim, a ciência daquela época era reflexo do domínio da religião e da Igreja sobre o conhecimento humano, o que Deus não explicava, era pagão e não merecia ser estudado ou tacava o autor no estudo na fogueira...



Fora o fato de que a ciência é mutável, bem como a sociedade, e se  transforma a cada dia, logo a certeza de hoje, pode ser a teoria furada de amanhã...

Ao longo do texto ele fala ainda que a construção da ciência é algo demorado e que emana de fatores não muito científicos, como a subjetividade humana, pois a mesma coisa ganha múltiplos significados, conforme o olhar de seus observadores, sendo assim, fazer ciência é fazer o que eu quero ou o que a sociedade quer.

Porém, a ciência não é aquela mágica disciplina que visa a tudo responder e salvar o mundo de suas mazelas... Na verdade, ela nasceu como meio de observar o mundo e compreender por que as coisas acontecem. Ou seja, ciência é entender e não solucionar!

Vale a pena ler o texto, bem como outros no mesmo viés, afinal o que é ciência?

PS: Se você pensa que a biblioteca, arquivos, museus etc, não estão inseridos nessa construção, lembre-se da frase do Indiana Jones, citada num post anterior... (veja aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário