Bom, desculpe-me a ausência ao longo das últimas semanas, mas estava com dois trabalhos extras bem extensos, um deles é (pois ainda não acabei) a confecção de cerca de 300 mini biografias de personalidades sulamericanas do início do século XX e o outro foi formatar, conforme a ABNT, e revisar o texto de um Trabalho de Conclusão de Curso, o mais legal é que ambos tem como pano de fundo as Relações Internacionais. Tal tarefa me lembra o post que fiz sobre como o bibliotecário deve se comportar no século XXI (confira aqui).
Porém, o assunto desse post não é esse, mas tem como pano de fundo tais tarefas. A revisão textual do trabalho de conclusão de curso me chamou a atenção para uma coisa que geralmente não damos muito valor: como a forma de escrita influencia na construção e desenvolvimento do texto e contribui de forma decisiva para o melhor entendimento dele.
O exercício da escrita é uma tarefa difícil, pois envolve não só o que você quer falar, mas também como isso será dito de forma que outros possam compreender.
Mas o que leitura tem a ver com isso? Na minha visão, somente lendo que podemos aperfeiçoar a nossa escrita, pois é dessa forma que aprendemos novas palavras, assimilamos novos métodos de escrita e exercitamos o diálogo com o outro, pois a escrita é feita para que possamos nos comunicar e fazer entendidos.
Pode parecer besteira, mas quanto mais lemos, melhor escrevemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário