sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Biblioteca Inclusora

Hoje, temos em voga vários debates relativos a web, internet, novas tecnologias, computadores etc. Uma das que sempre estão em voga é a da inclusão digital, pois, principalmente em países como o nosso, onde as diferenças sociais são imensas, vemos poucos tendo acesso a muita coisa e muitos sendo excluídos do mundo tecnológico, não que hoje um computador não faça parte da vida da maioria dos brasileiros - até mesmo pelo preço que caiu consideravelmente nos últimos anos, mas ter um computador em casa, efetivamente não significa ter acesso ao mundo digital, visto que o Brasil possui uma das bandas largas mais caras e ineficientes do mundo e, por isso, a internet "rápida" não chega a todos.

Porém, a biblioteca pode ter um papel preponderante nessa situação, ao se fazer um local de inclusão digital. Pois, se a biblioteca já é um lugar de desenvolvimento das ciências e tecnologias, ela tem potencial enorme para preencher a lacuna de acesso às novas tecnologias. O governo talvez não esteja atento, pois quer financiar a criação de lan houses com esse fim, mas se há uma lei que diz que todo município deve ter uma biblioteca, inclusive há financiamento para isso através do Ministério da Cultura por meio do Programa Livro Aberto (se não me engano). Programa este gerenciado pela Biblioteca Nacional e que visa modernizar ou montar bibliotecas em todos os municípios brasileiros através da assinatura de acordo, com a oferta por parte da biblioteca de mobiliário, televisão, computadores, base de dados gratuita e já preenchida, acervo base etc Pelo menos o básico para que uma biblioteca funcione. Enquanto o município só deve ter o espaço a ser ocupado.



Claro que não entendo inclusão social como dar acesso ao Orkut, MSN, Facebook e coisas do gênero, mas elas fazem parte, e talvez o treinamento de usuário e atrelar o uso dos computadores ao uso da biblioteca possa servir de impulso para o uso efetivo da biblioteca como um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento.

PS: contribuição da minha colega de trabalho, Zê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário